Pensar sob a luz da ótica múltipla. Ver os mesmos fatos sob inúmeros pontos de vista e conhecer outros pontos de vista sobre um mesmo fato, por mais banal que este seja... É objetivo deste BLOG, adquirirmos um Olhar Plural, que é justamente discutir o que for, para aumentar o alcance de nossa visão de mundo. Afinal, cada visão é provida de uma mistura complexa de virtudes e limitações. Assim, as limitações do raciocínio de uns, são supridos pela virtude dos de outros e vice-versa. Com isso, forma-se o que chamamos de Olhar Plural. Cuidado: a luz da nossa própria razão, as vezes é tão forte que nos ofusca, tornando-nos cegos.

Caixa de texto: Home      Enquete      Jogo      Ítalo      Mavi      Oscar      Surrealismo do Acaso

terça-feira, 29 de maio de 2007

Google: o novo oráculo da humanidade

Oráculos podem ser as pessoas que fazem profecias ou oferecem repostas baseadas em alguma vinculação divina, como também podem ser certos locais, que ganharam esta consideração por ser um espaço onde as pessoas encontravam as respostas que precisavam.
Alguns povos da Antigüidade, senão todos, tiveram seus oráculos, como na mitologia escandinava onde Odin levou a cabeça do deus Mimir para Asgard para ser consultada como oráculo. Existiu até na China, onde o chamado I Ching foi utilizado para proporcionar respostas à dinastia Shang.
Atualmente, após a Era Industrial, ou seja, na Era da informação, houve um rápido aumento desta tecnologia de informação. Vivemos em um mundo onde tudo se transforma em dados, e o sucesso está na melhoria do processamento desses dados.
Os computadores ajudam os humanos a guardar, calcular, prever, rever, simular... e mais uma infinidade de verbos, e por isso, eles são o futuro e nossa impulsão ao futuro.
Mergulhando nesta nova era, nota-se o surgimento de um novo oráculo bastante peculiar, que oferece respostas ou sabedorias do mundo ao mundo: o Google.
Ele esclarece todos os dias a milhares ou milhões de pessoas as suas duvidas, oferecendo-as respostas através deste novo tipo fundamental de substância chamado “dados”, que é armazenada, processada, transmitida, etc.
É evidente: além de seu infinito acervo para as buscas que fazemos, quando estamos em dúvida de como se escreve uma palavra, talvez seja mais fácil procurar no Google, que abrir um dicionário.
Olhem só: o Google vai além das três dimensões normais de comprimento, altura e largura, e lança uma nova versão do Google Earth com quatro dimensões! Obviamente, a quarta dimensão é o tempo. A partir da nova versão 4.0.2413 (beta) do programa é possível visualizar mapas antigos como, por exemplo, o mapa mundial de 1740 ou outros mais antigos, como o da Ásia de 1710. Outras novidades são: google Moon e o google Mars...
Eu não sei onde isso vai parar, mas reconheço que, pra quem trabalha com informações, o mundo seria muito mais difícil ou arcaico sem o grande “Oráculo”...

Nenhum comentário: