Pensar sob a luz da ótica múltipla. Ver os mesmos fatos sob inúmeros pontos de vista e conhecer outros pontos de vista sobre um mesmo fato, por mais banal que este seja... É objetivo deste BLOG, adquirirmos um Olhar Plural, que é justamente discutir o que for, para aumentar o alcance de nossa visão de mundo. Afinal, cada visão é provida de uma mistura complexa de virtudes e limitações. Assim, as limitações do raciocínio de uns, são supridos pela virtude dos de outros e vice-versa. Com isso, forma-se o que chamamos de Olhar Plural. Cuidado: a luz da nossa própria razão, as vezes é tão forte que nos ofusca, tornando-nos cegos.

Caixa de texto: Home      Enquete      Jogo      Ítalo      Mavi      Oscar      Surrealismo do Acaso

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Sobre a censura

A humanidade, como sempre, “peca” e faz muita besteira, como um vírus consumindo uma célula chamada Terra, bem como a nós mesmos. No entanto, sempre me surpreendi com essa nossa raça humana quanto ao arrojo incontrolável de compreender sua existência e seu ambiente, o que nos trouxe, por exemplo, a história, a filosofia e a tecnologia e também, de certa forma nos trouxe a arte. Ora, pesquisar, ler, compreender, escrever nos levam a capacidade de enxergar nossos erros e valorizar o que realmente é produtivo e não destrutivo, ao planeta e a nós mesmos.Assim, a transmissão de conhecimento faz com que as gerações futuras aprimorem seu mundo com base nos erros, acertos e descobertas do passado.
Sou contra qualquer tipo de tentativa de suprimir informações, opiniões e até formas de expressão, como certas facetas da arte. Nada pode evitar à disseminação de cultura, onde os artistas tenham que ser submissos ao poder do estado para infantilizar o público.
O propósito da censura nunca é legítimo. Serve à manutenção do status quo, para que se evite alterações de pensamento num determinado grupo e a conseqüente vontade de mudança que possa por em risco uma ideologia.

"A censura é a mais jovem de duas irmãs. A mais velha é a inquisição." (Johan Nestroy).

Nenhum comentário: