Pensar sob a luz da ótica múltipla. Ver os mesmos fatos sob inúmeros pontos de vista e conhecer outros pontos de vista sobre um mesmo fato, por mais banal que este seja... É objetivo deste BLOG, adquirirmos um Olhar Plural, que é justamente discutir o que for, para aumentar o alcance de nossa visão de mundo. Afinal, cada visão é provida de uma mistura complexa de virtudes e limitações. Assim, as limitações do raciocínio de uns, são supridos pela virtude dos de outros e vice-versa. Com isso, forma-se o que chamamos de Olhar Plural. Cuidado: a luz da nossa própria razão, as vezes é tão forte que nos ofusca, tornando-nos cegos.

Caixa de texto: Home      Enquete      Jogo      Ítalo      Mavi      Oscar      Surrealismo do Acaso

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Oscar e o Dogmatismo

Numas das últimas aulas de direito civil, numa interessante explanação sobre os requisitos da petição inicial, o professor comenta o fato de que certos advogados esquecem-se de fazer o pedido a que a petição se dispõe. Ato contínuo, o referido professor conta uma história ocorrida na comarcada de Pompéia-SP, a saber: "O advogado então, fez a petição toda certinha, narrou os fatos com perfeição, era um pedido de inventário, só que ao final, não pediu para instaurar nada, ou seja, esqueceu-se de escrever o pedido de instauração do processo de inventário. O juiz de Pompéia, muito sabichão, fez um simples despacho lamentando a perda de um membro tão ilustre da cidade e desejando condolências aos parentes do 'de cujus', apenas."
Oscar, como um bom crítico de tudo que existe nesse planeta, deveras sentiu-se incomodado com aquela situação, na mesma hroa em que ouviu a narrativa, soltou essa: "Mas apenas por não estar escrito quer dizer que a pessoa não faz jus ao que pediu? Se eu entro com uma ação, na esfera cível, narrando o falecimento de um parente, é tsunamicamente óbvio que requeiro o processo de inventário, mesmo que não o escreva!" Então, nosso bipolar professor, emendou a seguinte frase que desconcertou nosso ídolo da esquerda-socialista: "Você é uma cria do Cerezzo!". Essa frase abalou Oscar sobremaneira, pela primeira vez em cinco anos eu o vi com raiva e não podendo brigar com o professor... Ele tentou alguma reação, logo rechaçada pelas gargalhadas da classe (como se tivesse alguma coisa pra rir). Após as gargalhadas o professor soltou mais essa: "Claro que o pedido é necessário, é um dos requisitos da inicial, ta no artigo 282 do Código de Processo Civil!"
Eu pensei comigo, não faz isso Tayon, por favor, por favor não faz isso!!! E daí que ta na lei? A Constituição, a CONSTITUIÇÃO diz que o salário mínimo deve atender as necessidades básicas inclusive as com moradia, alimentação, vestuário, higiene, saúde, transporte, previdência social e lazer com ajustes periódicos!!! A lei diz tanta coisa Tayon!!! Pena que o Oscar não pensou a mesma coisa, ficou lá, abatido e desamparado...

Nenhum comentário: