Pensar sob a luz da ótica múltipla. Ver os mesmos fatos sob inúmeros pontos de vista e conhecer outros pontos de vista sobre um mesmo fato, por mais banal que este seja... É objetivo deste BLOG, adquirirmos um Olhar Plural, que é justamente discutir o que for, para aumentar o alcance de nossa visão de mundo. Afinal, cada visão é provida de uma mistura complexa de virtudes e limitações. Assim, as limitações do raciocínio de uns, são supridos pela virtude dos de outros e vice-versa. Com isso, forma-se o que chamamos de Olhar Plural. Cuidado: a luz da nossa própria razão, as vezes é tão forte que nos ofusca, tornando-nos cegos.

Caixa de texto: Home      Enquete      Jogo      Ítalo      Mavi      Oscar      Surrealismo do Acaso

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Irrelevante mas engraçado...

Você se lembra do desenho que passava nos anos 80 chamado Smufs? Confesso que fiquei curioso quando soube que este desenho foi alvo de estudos por psicólogos e sociólogos. Existiu um estudo em 1992 sobre este desenho, realizado pela socióloga Marina D'Amico. Segundo este estudo, os Smurfs são apontados como homenzinhos assexuados e "machistas". Outra conclusão foi que a Smurfete, que sendo a única mulher entre mais de 90 homens, é "bonitinha e estúpida".
(!!!)
Foi então que lembrei que outro desenho alvo de “estudos” foi o Teletubbies. A série britânica foi incluída numa controvérsia sexual por um líder religioso conservador norte-americano. O alvo da vez foi o personagem Tinky-Winky que usava uma bolsa de mulher e tinha um jeito afeminado. Ele foi discriminado por sua cor e por possuir uma antena triangular na cabeça, ícones referenciais aos símbolos do orgulho gay. Foi acusado de exibir o estilo de vida gay, provocando involuntariamente uma corrida por produtos licenciados de Tinky Winky entre a comunidade gay americana.
Pois então, seguindo a linha do tempo, veio o famoso Bob Esponja. Então os “estudiosos” apontaram que ele “tem uma cara muito alegrinha, anda de mãos dadas com seu amigo, a estrela-do-mar Patrick, e adora ver programas na tevê como 'Menino Sereia'. Além disso, seu vizinho Lula Molusco faz balé de colant.”
O criador do desenho nega, dizendo que o Bob Esponja Calça Quadrada não é gay, nem heterossexual. Ele é assexuado...
Outro personagem roxo, foi o dinossauro Barney, um fenômeno da TV paga. Ele foi acusado de promover a homossexualidade e etc...
E por aí vai.
Eu fico impressionado com essas discussões doutrinárias absolutamente relevantes (!!!). Além de sua indiscutível utilidade, pra mim existe pelo menos o lado positivo, que é de que estas discussões, ao menos são curiosas e engraçadas. Já que existem, vamos dar um pouco de risada. E lembre-se: não assista desenhos em que o personagem é roxo!

Nenhum comentário: